sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Um pouco de história: As Coreias


Tensão. Esta é a palavra que resume a situação entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte, países vizinhos que antes já foram um só. Mas o que levou a esta situação delicada e quais as diferenças entre o norte e o sul? Confira agora!

Origem e domínio estrangeiro




A península coreana é uma região marcada pelas constantes invasões estrangeiras no passado, o que faz com que a cultura dos dois países possua elementos importados de outras regiões. Sendo invadida inicialmente em 1122 a.C. pelos chineses, a região ficou a mercê da China por muitos séculos. E após um período "livre", o país foi novamente "colonizado" pelos japoneses no ano de 1910, mas desta vez não durou muito tempo, devido à resistência do povo coreano e o apoio dos Estados Unidos.

Divisão da Coreia


Durante a Segunda Guerra, os coreanos apoiaram a China (sim, ela mesma, que controlou eles por centenas de anos) contra o Japão (que também já tinha colocado suas garras em cima do país), o que fez com que os aliados (o "time" dos Estados Unidos, não esqueçam) a aprovar e apoiar de uma vez por todas a independência da Coreia. 
Porém como sempre, a felicidade não durou muito. No período final da guerra, nas conferências mais importantes, foi determinada a divisão da Coreia em duas. A área do norte com influência soviética e a área do sul com influência americana, com o pretexto de impedir a invasão dos japoneses novamente. O início da Guerra Fria mostrou que a unificação das regiões seria impraticável, ocorrendo de uma vez por todas a separação do país em dois governos diferentes, sendo que a penas a Coreia do Sul foi reconhecida pela ONU. Dois anos depois da divisão, em 1949, a maioria das tropas estrangeiras saiu do país.


O que deveria ser uma divisão "amigável" e pacífica logo virou uma guerra. Em 1950 os norte coreanos invadiram seu vizinho do sul e dominaram a capital Seul. Logo os EUA interviram a favor do sul e a China a favor do norte. Depois de muitas mortes, destruição e violência a Coreia do Norte recuou e os Estados Unidos reconheceram a região como um país. Foi o fim da Guerra da Coreia, mas não o fim das tensões. 

Serviço militar sul-coreano




Devido às tensões norte-sul, o serviço militar sul-coreano é obrigatório no país para todos os homens. A idade na qual eles devem se alistar varia dos 20 aos 30 anos, sendo adiada em raros casos, como doenças ou estudos. O serviço dura em média dois anos e os soldados recebem alimentação, hospedagem (todos os cuidados básicos em geral) e uma certa quantia de dinheiro por mês. 

Como o serviço militar é obrigatório, todo ano se vê nas notícias coreanas que alguns k-idols irão servir no exército. Os artistas ficam afastados do trabalho usual durante este período, o que faz com que os seus grupos continuem sem eles ou esperem a saída do integrante do exército para continuarem a promover suas músicas.

Caso queiram mais informações interessantes sobre o serviço militar coreano, recomendamos o vídeo abaixo (áudio em inglês, sem legendas):


Escrito por: Junot Freire
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...