quinta-feira, 21 de maio de 2015

Saúde Sul Coreana


Todos nós sabemos que grande parte dos asiáticos possui uma ótima saúde, e os coreanos não ficam de fora! Alimentação, exercícios, lazer e atendimento médico de ponta são os grandes pilares para a vida saudável deste povo. Hoje vamos aprender um pouco sobre este estilo de vida, e como podemos integrar alguns destes costumes em nosso cotidiano para melhorar nosso corpo e nossa mente.

Alimentação


     Se existe uma palavra que pode resumir a culinária coreana tradicional é: saudável. Não, não estamos falando da grande infinidade de doces cheios de açúcar que fazem você se sentir mais cheio só de olhar. Estamos falando da culinária tradicional, o que os coreanos comem diariamente nas suas refeições principal, assim como comemos o nosso arroz e feijão no Brasil. 
     A culinária coreana é repleta de vegetais e temperos. Chega a ser impossível você ter um almoço tradicional coreano e não provar estes ingredientes. Porém os vegetais não chegam ao seu prato como uma simples salada, como estamos acostumados. Existe uma grande quantidade de pratos feitos utilizando principalmente estes elementos.
     Ao contrário dos brasileiros, os coreanos não exageram no sal. Em vez de uma infinidade de sódio, eles utilizam pimentas e outros temperos para dar aquele sabor especial na comida. O kimchi, por exemplo, é o prato mais tradicional do país e é basicamente uma composição de folhas e um tempero apimentado. Ele é um dos alimentos mais presentes no dia-a-dia da população, estando presente na maioria (se não em todas) das refeições.


Sistema de saúde


     A Coreia do Sul possui um dos mais eficientes sistemas unificados de saúde que se tem notícia. O chamado National Health Insurance (NHI) cobre a grande maioria da população, e abrange a maior parte dos procedimentos médicos que existem no país. Porém o sistema não é completamente gratuito. O governo cobre em torno de 70% dos gastos, e o restante do valor é coberto pelo paciente, com um valor debitado diretamente do salário dele mensalmente, como uma espécie de plano de saúde. 
     O sistema funciona tanto para coreanos quanto para estrangeiros, e todos tem direitos ao mesmo tipo de atendimento. Caso alguém não tenha condições de pagar o NHI, o governo cobre os gastos. O NHI é também a única instituição operada pelo ministério da saúde coreano, o que faz com que a administração do sistema seja bem centralizada e eficiente.
     O governo gere este sistema há 38 anos, e mesmo com problemas econômicos no país em alguns períodos foi possível manter a qualidade do serviço e ampliar o alcance do mesmo para diversos setores da sociedade,


    Além de um eficiente sistema médico unificado e de uma alimentação saudável, os coreanos também possuem em sua cultura hábitos saudáveis. Seja a prática de artes marciais, a meditação ou a dança, estas atividades ajudam a mente e o corpo a entrarem em equilíbrio. Combinando todos esses quesitos, vemos o motivo pelo qual a longevidade sul coreana é tão alta (81,37 anos) superando a de países como os Estados Unidos (78,74 anos) e a do nosso próprio país (73,62 anos). Porém nós também podemos adotar alguns destes hábitos para as nossas vidas, e assim obter uma melhoria gigantesca na saúde e no nosso bem-estar.

Escrito por: Junot Freire

Fontes:
http://www.brasilpost.com.br/2014/02/28/coreia-do-sul-ensina_n_4874685.html
http://southkorea.angloinfo.com/healthcare/health-system/health-insurance/
http://saudebusiness.com/noticias/coreia-sul-copa-dos-sistemas-de-saude/
http://brazilkorea.com.br/sistema-de-saude-coreano/
http://kpopdream.blogspot.com.br/2012/09/alimentacao-coreana.html

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...